SuperMentes Empresariais
- Ricardo B. Villaça
- 16 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2022
As SuperMentes estão presentes em todos os lugares, como dito por Thomas Malone. Nos mercados, estabelecem regras de relacionamento entre vendedores e compradores. Numa democracia, o coletivo interage, reflete e decide pela maioria ou representantes dela. Em comunidades, onde muitas vezes há consenso informal de normas de comportamentos. E nas empresas, onde o coletivo forma a força empresarial.
Se no processo de colaboração das companhias houver hierarquia forte, liderança narcisista, colaborador preocupado, em excesso, com política ou com sensação de “síndrome de Estocolmo corporativa”, a tendência é uma força coletiva enviesada ou mais limitada, já que ficará centrada em poucas pessoas. É comum vivermos algumas destas situações em algum momento da carreira, sendo importante que as empresas combatam, para seu próprio desenvolvimento.
Empresas como Google, Airbnb, Spotify e outras, que nasceram como organizações exponenciais, horizontais, orientadas a dados, clientes e plataformas são excelentes exemplos de SuperMentes. Elas têm processo de produção formado por colaboração entre inteligências coletivas e tecnológicas. A coletiva é a soma de inteligência social ou capacidade de um grupo lidar bem com seus egos e emoções, mais a taxa de participação individual ou taxa de colaboração de cada um dentro do time, e a proporção de mulheres no grupo. Está comprovado que o sexo feminino, em geral, tem maior inteligência social e ajuda para que os grupos deem liga. Um grupo com 5 pessoas e que somente 2 falam, por exemplo, tem taxa de participação baixa.
Quanto à inteligência tecnológica que compõe uma SuperMente, trata-se do uso de inteligência artificial especialista orientada a funções cognitivas, permitindo processos de aprendizado, criação, percepção, ação e decisão, ou seja, dinamismo corporativo e na interação com pessoas. A SuperMente corporativa é a junção entre grupos de pessoas, com inteligência coletiva, e tecnologias, com funções cognitivas, atuando com intensidade e retroalimentação, tendo o cliente no centro e orientação para negócios. São os princípios da Transformação Digital onde, para por o cliente no centro, precisam da integração de áreas e pessoas e da força da Inteligência Artificial Especialista otimizando operações com elevado grau de dinamismo.
Pela previsão da PwC, a IA, sendo a 4a revolução industrial, vai gerar, até 2030, US $15,7 trilhões para a economia mundial. Ainda pelas previsões, em termos de PIB, a região que menos será alavancada pela IA será a América Latina.
O Gartner constatou que 56% das organizações, em pesquisa rodada na América do Norte, Europa e Ásia, lamentaram por terem adquirido tecnologias para projetos em Transformação Digital nos últimos dois anos. Sendo a buzzword atual, recomenda-se atenção para não adquirir tecnologia pela tecnologia. De fato, sem TD significa ter, em média, 30% menos receita, perda de fidelidade de clientes e, muitas vezes, maior custo por processos inchados. Então, antes de iniciar um processo de Transformação Digital é recomendável uma avaliação da empresa, times, conhecimento e tecnologias. A Transformação Digital é um processo sem volta e de cima para baixo que deve formar uma grande força na empresa, sua SuperMente.
Criamos um algoritmo para assessment em TD. Em 5 a 15 dias em média, dependendo do porte da empresa, ele identifica o nível de TD numa escala de 1 a 4, explicando oportunidades e riscos de cada uma delas e gera um relatório com as primeiras recomendações para evolução da organização, receita, pessoas e imagem. Baseado em dados reais, suas recomendações são práticas, táticas e estratégicas, visando aproveitar oportunidades de negócios imediatas. Ao mesmo tempo, são estruturais, buscando tornar a organização cada vez mais forte. Pode e deve ser realizado junto a vários níveis da empresa.
Estamos felizes que, além de bastante assertivo, temos ajudado empresas e C-Levels numa rápida e consistente compreensão, bem como em recomendações estratégicas e táticas de início de trabalho, alinhamento interno, formação de equipes e geração de receitas. Temos o sonho de colaborar com empresas de todos os portes que queiram avançar em TD. Se conseguirmos ajudá-las a ter SuperMentes e formarmos parcerias de valor com pessoas e empresas, estaremos nos realizando. Os que tiverem curtido, convidamos para uma conversa no privado e, possivelmente, uma posterior reunião.
Saúde e sucesso!





Comentários